Mãos Sem Fronteiras

Mais MSF

O que as pessoas falam

CINCO MINUTOS AO DIA... MUDARÃO SUA VIDA.

Mãos Sem Fronteiras no Hospital de Clinicas da UFPR

Como chegou Mãos Sem Fronteiras no Hospital de Clinicas?
Há oito anos teve início no HC-UFPR, através do serviço de Capelania, o Curso de Mãos Sem Fronteiras – MSF visando capacitar pessoas para aplicação das Técnicas de Saúde que promovem o bem estar, melhoram a qualidade de vida, acalma na previsão de cirurgias, reforçam a imunidade, amenizam dores e bem estar na inquietude de todos que buscam os benefícios destas técnicas.
Em maio de 2005 teve início, no HC, a reunião de um grupo de pessoas já capacitadas nos diversos níveis de conhecimento e prática das Técnicas MSF e a partir disso foi estabelecida a Equipe de voluntários para aplicação dessas técnicas: equilíbrio do Sistema Nervoso, depuração do sangue, fortalecimento do Sistema Imunológico, aplicação locais conforme a necessidade do paciente, acompanhante, funcionários, servidores e vindos de outras proveniências.
Os atendimentos são realizados todas as terças-feiras em dois turnos, manhã e tarde, na Capela do 2º andar e nas enfermarias solicitantes. Os voluntários, identificados com crachá do Hospital e avental branco com logotipo do MSF, acolhem a todos com carinho e atenção enquanto lhes aplicam o tratamento.
Ao longo dos cinco anos de atuação mais de 11.700 pessoas foram atendidas somando mais de 36.000 aplicações realizadas, conforme relatório mensal e graficos apresentados ao Setor de Coordenação de Voluntariado do HC-UFPR.


O que é Mãos Sem Fronteiras?

É uma técnica de autotratamento que faz parte das disciplinas bionaturais complementares a medicina tradicional. Através do uso consciente das mãos. Estimulando diariamente por cinco minutos algumas terminações nervosas, consegue-se que os três pilares básicos do corpo, SISTEMA NERVOSO, SISTEMA IMUNOLÓGICO e SISTEMA SANGUÍNEO, fiquem fortalecidos, o que beneficia as condições de stress e outros estados emocionais alterados.

A técnica de saúde disseminada no Brasil pelo Movimento Mãos Sem Fronteiras, como o próprio nome diz, utiliza as mãos para realizar os tratamentos, bastando, para tanto, um leve toque em pontos localizados na cabeça e na coluna vertebral.
Para muitos pode ficar a pergunta: “algo tão simples assim funciona?” A resposta é objetiva: sim! Independente de crença, uma vez que o movimento não tem vínculos com nenhuma religião, os resultados são imediatos. Basta usar as mãos.
E só existem duas formas de conhecer realmente os benefícios desta técnica: recebendo os tratamentos dos voluntários ou participando dos cursos de curta duração e de fácil assimilação, também ministrados por voluntários chamados de multiplicadores. É importante deixar claro que qualquer pessoa está apta a aprender esta técnica que permite ajudar a si própria e ao próximo num ato de amor.
O Movimento Mãos Sem Fronteiras, uma organização não governamental, está presente em mais de 25 países, tendo surgido na Europa nos anos 80 e há mais de 12 anos está no Brasil, com ramificações em vários Estados, sendo a sede nacional em Curitiba, na Praça Osório, 77, sobreloja. Mais informações pelo telefone (41) 3013-6788 ou www.msfbrasil.org.br.

Hospital de Clinicas da UFPR - Curitiba - PR
Voltar
Sede Mãos Sem Fronteiras - Brasil: Voluntários da Pátria, 368 - 11º andar - Conj. 1105 - Praça Osório - Centro - Curitiba - CEP:80020-010
Fone/Fax: (41) 3013-6788
Melhor visualizado na resolução 1024x768 ou superior Desenvolvido por Polvo Tecnologia e Comunicação